Viajando Barato

Viajando barato pela Europa

Planejamento é a palavra de ordem. Não existe viajar sem planejamento e ainda economizar, a não ser que você goste muito de escolher entre se hospedar bem ou comer. Qualquer passagem em cima da hora vai sair mais caro, não adianta o meio de transporte escolhido. Por isso eu sempre indico um planejamento mais afinado e um estudo constante de preços x destinos nas datas que você tem disponível. Flexibilidade é a segunda palavra de ordem.

Passagens de avião:
– O Skyscanner ele mapeia passagens aéreas disponíveis em diversos sites de venda online e te mostra as melhores opções, desde empresas low fare até as comerciais mais tradicionais com tarifas ‘normais’.
– Outros sites que apresentam serviços similares são os World Ticket Center, Cheap Flights (sites holandeses com opção de busca em inglês) e o Momondo.

Empresas aéreas low fare*:
Transavia
Easyjet
Ryanair
Wizzair

*Alguns voos saem de Schiphol (o aeroporto de Amsterdam) e outros saem do aeroporto de Eindhoven, mais ao sul da Holanda.
Passagens de ônibus:
– A Eurolines é uma empresa de ônibus que parte de diversas cidades da Holanda com destino à diversas cidades de toda Europa (e também algumas do Reino Unido). Sempre tem promoção rolando no site.
– A MegaBus é uma empresa de ônibus e com rotas por todo o UK e tem preços muito camaradas. Se for fazer um giro pelo Reino Unido, pode ser o seu principal meio de transporte entre cidades. Além de fazer a rota Holanda-Reino Unido também.

A vantagem de viajar de ônibus é que além dos preços frequentemente serem mais acessíveis, os pontos de partidas são próximos ao centro da maioria das cidades, envolvendo menos deslocamento de nós viajantes. Além disso, em distâncias maiores, é sempre possível viajar durante a noite, queimando assim uma noite de hostel (economia, yes!) e tempo de deslocamento durante os dias, que foram feitos para serem aproveitados.

Passagens de trem:
– A empresa nacional de trens holandeses é a NS, a mesma que você utiliza para se locomover diariamente entre cidades por lá. Para destinos internacionais, a NS HISPEED é quem te vende passagens e apresenta as opções do horários e destinos. Sempre tem opções mais baratas e caras dentro do mesmo destino, o que pode compensar às vezes.
– A EuRail te disponibiliza uma timetable completa de destinos por toda a Europa. Além disso vende também diversos tipos de ‘planos’ e passagens que te permitem viajar mais por um preço melhor.

Sites de companhias de trem de outros países:
Alemanha – DB
França – TGV
Áustria – ÖBB
Espanha – Renfe
Portugal – CP
Itália –  Trenitalia
Hungria – MÁV
R
epública Tcheca – ČD
UK – National Rail
Irlanda – Irish Rail
Rússia – RZD

A vantagem de se viajar de trem é que além de ser mais rápida do que viajar de ônibus (a outra opção de transporte terrestre), as estações de trem estão normalmente localizadas nos corações das cidades, o que diminui muito o nosso deslocamento e considerando que aeroportos são mais distantes e requerem que você chegue algumas horas antes do embarque (+ o tempo de viagem + o tempo de deslocamento até seu próximo destino)… o trem pode ser tão eficiente e rápido quanto viajar de avião.
Hospedagem:
A opção paga mais barata provavelmente sempre será os hosteis, albergues “da juventude” que te permitem que você divida o quarto com no mínimo 3 outros estranhos (so mesmo sexo que o seu ou misto) e no máximo até (que eu já tenha visto) 25 outros estranhos.
– O melhor site que conheço até hoje para encontrar um hostel para chamar de seu em qualquer cidade é o Hostel World. Nunca fiquei sem encontrar um hostel por ele. No entanto, vale visitar o site próprio do hostel que você encontrou por lá, pra ver se reservando diretamente o preço não é melhor. De qualquer forma, o Hostel World é seguro e confiável e às vezes o preço é aquele mesmo.
– Outros sites que funcionam também são o Booking.com e o Hostel Bookers. Em todos esses sites dá pra encontrar hotéis também.
– A comunidade de viajantes e viajados Couch Surfing é uma boa opção para quem não quer gastar em estadia (diretamente) e gosta de conhecer gente ‘local’. Além de te permitir “surfar” o sofá de algum morador membro da comunidade, você pode encontrar também eventos sociais realizados por membros como festas e reuniões (normalmente semanais).
– Uma opção mais recente é o AIR BNB que permite que você “alugue” um quarto ou mesmo um apartamento inteiro no seu local de destino. Tudo já mobiliado e equipado, com jeitinho de casa mesmo, pra você aproveitar sua estadia.

Viajando barato dentro da Holanda:
A primeira dica que posso dar se você quiser mesmo explorar as terras baixas da Holanda é pedir para sua host family para fazer o ov-chipkaart wekend vrij. O ov-chipkaart é o cartão de transporte público que funciona em todos os trens, ônibus e trams (bondes) da Holanda, e a modalidade wekend vrij é o cartão que te dá permissão para viajar gratuitamente aos fins de semana. Além da taxa para fazer o cartão, esse tipo tem uma “mensalidade” de 40 euros e é descontada na conta de alguém, por isso você precisa pedir pra um de seus hosts fazerem esse pra você, se você quiser, claro. Se vale a pena pagar 40 euros todo mês para viajar gratuitamente aos fins de semana? Bom, o que eu percebo é que as meninas que possuem esse cartão rodam muito mais pela Holanda, enquanto as que possuem o ov-chipkaart normal, precisam de um planejamento maior. Existem host parents de cidades mais afastadas do eixo Amsterdam-Den Haag-Utrecht que dão o cartão para as meninas não ficarem tão ‘isoladas’, ou melhor, para dar maior mobilidade e ser uma vantagem para as au pairs. Legal, né?
O ov-chipkaart normal, sem essa mensalidade de 40 euros mensais só tem um custo baixinho para ser feito e quem o paga normalmente é a host family. Ele tem um desconto de 40% no valor da passagem nos dias de semana fora do horário de pico (isso também acontece com o wekend vrij) e durante os fins de semana o desconto de 40% vale o tempo todo. Ambos os bilhetes são fáceis de recarregar (o dinheiro) em maquinas em todas estações e em ‘lojas’ da NS em estações maiores.

Para consultar horários de ônibus e as melhores rotas – além de valores – para se chegar em algum lugar o  9292  é o seu site.

Se você quiser conferir horário dos trêns, valores e melhores rotas o site da NS é o seu lugar.

 

Dentro de um trem da NS – Intercity Utrecht – Eindhoven

Dentro de um ônibus da MegaBus (com camas!!) entre Londres e Glasgow.

A estação de Baarn, na Holanda.

Aeroporto de Schiphol, Holanda

Pesquise, planeje e viaje!

Anúncios

3 comentários sobre “Viajando Barato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s