Domingo convidei a outra brasileira daqui de Baarn para irmos pedalando até um vilarejo de pescadores que tem aqui perto. Eu falei para ela que seria uma pedala descompromissada e realmente, fomos sem pressa, parando para tirar fotos da paisagem e aproveitando o solzinho que aquecia um pouco nossos corações, porque a temperatura estava bem próxima dos 0ºC.
No total, ida e volta, são 20km planos para se pedalar sem medo. Existem dois jeitos de ir pra lá: pela via ao lado da estrada que liga as duas cidades ou através dos campos, mas eu até agora não entendi como é feito esse percurso, porque dizem que por esse caminho precisa pegar uma balsa e eu não sei o quê exatamente essa balsa atravessaria… enfim! A vista é linda, campos e algumas vacas e ovelhinhas preenchem a paisagem e lá na frente é possível ver um parque eólico conforme nos aproximamos de Spakenburg.
A cidade em si é super pequena, é realmente um lugar para ser chamado de vilarejo e toda a ação acontece na região central da cidade, onde fica a Spuiplein e uma marina, onde barcos lindos ficam atracados. Considerando o fato de que fomos num domingo, não havia ação nenhuma na cidade! O comércio estava todo fechado, as pessoas fora das ruas e tirando um bar e algumas pizzarias italianas (que na verdade eram restaurantes árabes), todo o resto estava fora de serviço. O que se via eram algumas família passeando, alguns jovens transitando e alguns homens trabalhando em seus barcos.
Seguindo pela Havenstraat a partir da Spuiplein e beirando a marina, é possível alcançar um pier que te coloca bem no (que eu acho que é o) Eemmeer e te dá uma vista privilegiada das águas, da saída da marina e do parque eólico que antes se via de longe.
Meu plano é pedalar até lá novamente num dia mais movimentado, talvez num sábado, que é quando o mercado está aberto e várias barracas ocupam o centro da cidade e é possível ver de pertinho os holandeses e as holandesas que até hoje ainda usam os trajes tradicionais da região.
Pra saber mais: www.visitspakenburg.com
Gostei muito do texto e das fotos. Já fui para alguns lugares frios, isso parece que deixa o ambiente mais bonito, o céu ai pareceu lindo nas fotos.
Esses campos com parque eólicos ficam muito bonitos, energia limpa e ainda fica muito legal de ver.
Abs,
Meison
CurtirCurtir