O frio que se aproxima!

Quando eu cheguei aqui na Holanda, no meio de Agosto, fiquei chocada. Saí de SP com aquele inverno fake que quebrou recordes e cheguei aqui em plenos 24ºC! Essa temperatura se manteve por cerca de um mês, sendo que nas duas primeiras semanas chegou a passar dos 30ºC! A partir do meio de setembro o termômetro passou a mostrar uma leve mudança: apesar de o clima continuar com momentos quentinhos e gostosos, o casaco leve já era item obrigatório sim. Dizem que aqui, mesmo no verão você tem que levar um casaco consigo… mas quando cheguei não era o caso.

Outubro começou com o frio mostrando as caras: muita chuva e temperaturas cada vez mais próximas da casa dos 10 graus e não dos 20ºC. Em setembro ainda, acho, inclusive, choveu granizo em mim hahaha. Eu tava agasalhadinha, mas levar gotas de gelo na cuca não é nada bom, ainda mais levando 2 crianças dentro da bakfiets. Porém, outubro, mesmo sem mandar granizo na cabeça, já avisou que o frio estava chegando e que não fazia diferença eu gostar ou não do frio.

É engraçado, antes de eu ir pro UK, o outono já se anunciava e denunciava. Árvores com menos folhas; folhas amarelas, vermelhas, marrons pelas calçadas, ruas, dentro de casa… temperaturas por volta dos 15ºC. Quando voltei do UK, mesmo passando apenas 9 dias fora, foi como se eu tivesse viajado no tempo. As árvores estavam completamente sem folhas, a temperatura caiu cerca de 4, 5ºC e o dia começou a mostrar que sim, ele vai ser curtinho quando o inverno chegar. Sobre o dia, claro, existe o fator de que além de a luz do sol durar menos mesmo, o fim do horário de verão (que aqui dura um absurdo), faz a gente levar um susto. Enquanto num dia, o sol está se ponto perto das 7 horas da noite (e há menos de 2 meses ele estava se pondo às 10 da noite), no outro ele está se pondo as 17:40… e numa questão de dias, de uma semana, você já liga o farol da bicicleta antes das 17 horas, porque a penumbra já se faz presente.

Agora o termômetro está variando: às vezes temos 8 graus, às vezes temos 5ºC. Às vezes chove e o frio entra debaixo da sua roupa quentinha, às vezes fica seco e o frio anuncia que quer corroer seus ossos. E novembro avisa: o frio de verdade ainda está para chegar. Do jeito que a temperatura tem caído, dezembro chega mesmo na casa dos 0ºC e a neve, a tal da neve, não tarda também.

Mas a melhor parte é que mesmo com o frio avançando de forma rápida, tá dando tempo de se acostumar e principalmente de aprender a se vestir: não é só uma questão de ficar quentinha, mas de ficar quentinha e não exagerar porque eu preciso usar a bakfiets aqui e ali e não tem nada pior que assar dentro da roupa de frio. – Enfim, pode mandar o frio aí, São Pedro!IMG_6028

Anúncios

Um comentário sobre “O frio que se aproxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s