O drama do passaporte.

Eu fiz o meu primeiro passaporte alguns meses antes do meu primeiro mochilão. Foi super rápido preencher tudo no site da Polícia Federal, pagar a GRU e ir lá no post do Shopping Light entregar as coisas e tirar a fotinho. Voltei lá dentro do tempo previsto e pronto, eu tinha um passaporte e só precisaria esperar o dia do embarque (que seria dali 4 meses)!

passaporte (03)_2

Eis que o tempo voa, não? Eu sabia que em 2013 eu precisaria renovar meu passaporte, mas nem me liguei muito nisso, porque 2013 estava muito longe, imagina? Um passaporte dura 5 anos! 2013 definitivamente estava muito longe. Não me preocupei com isso, por exemplo, quando tive o match com a família de Den Bosch, porque mesmo que eu tivesse embarcado setembro, meu passaporte ainda teria um ano de validade e eu pediria um novo só por precaução lá na Holanda mesmo. Quando desisti deles, ainda não estava preocupada, porque esperava que já tivesse embarcado até março…

A questão é, vou esclarecer… Alguns países (talvez todos, não sei), exigem que o passaporte tenha entre 6 e 1 ano no mínimo de validade na data do embarque, mesmo que a viagem seja mais curta que isso. Por exemplo, nós brasileiros podemos ficar até 90 dias na Holanda (e outros países europeus), mas nosso passaporte precisa ter no mínimo validade de 6 meses. Para o visto do au pair a regra é a mesma, então se eu tivesse embarcado até março de 2013 eu só precisaria me preocupar de pedir o passaporte novo lá na embaixada brasileira na Holanda e tudo bem :).

No final de janeiro refiz as contas e percebi que a possibilidade de eu não ter embarcado para a Holanda em março era real e que portanto eu deveria pedir um novo passaporte, pois se eu tivesse o match entre fevereiro e março, eu não poderia dar entrada no visto com o passaporte que fiz em 2008.

Foi então que meu drama começou: entrei no site da Polícia Federal, preenchi tudo e inseri o código de segurança, cliquei em enviar e deu erro! Refiz o procedimento, inseri o código de segurança e deu erro! Troquei de navegador, fui do Chrome para o Internet Explorer e preenchi todos os campos, inseri o código de segurança e… erro! O erro era o seguinte: o site informava que eu havia preenchido o código de segurança errado (mas eu não tinha) e gerava um código novo, eu inseria o novo código prestando mais atenção ainda pra garantir que não estava errando e quando eu clicava novamente em enviar… a página sequer carregava e aparecia um código, que segundo o Augusto, era erro no banco de dados. Ok!

Fiquei entre o final de janeiro e todo o mês de fevereiro preenchendo todos os campos, inserindo o código de segurança e vivenciando o mesmo erro. Usei 2 navegadores diferentes; variei os horários em que acessava o portal da Polícia Federal; mudei de computador; tentei enquanto estive no Paraná e pedi para o Augusto tentar para mim lá de Brasília. Foi um intervalo de 27 dias cheio de tentativas frustradas, até que eu xinguei muito no twitter e recebi uma resposta lá dizendo para eu tentar naquela hora pelo IE, pois a pessoa fez um teste e tinha dado certo. Fui, sem esperanças, tentar mais uma vez e o erro estava lá novamente, zombando de mim. Tentei mais uma vez e deu certo! Eu fiquei tão feliz que parecia que tinha ganhado um prêmio, alguma coisa!

Venci! Adoro vencer! Hahahaha. Depois de conseguir emitir a GRU, foi a vez de marcar o atendimento num posto da PF. A Karin da House tinha me avisado que marcou o dela num posto de Sorocaba e que tinha sido super rápido… segui o conselho dela e fui correndo lá ver os horários disponíveis, mas só tinha data para o final de março e começo de abril! Depois de checar todos os postos num raio de 200km da minha casa (sim, chequei até o posto de Jundiaí), encontrei a data mais próxima justamente no posto mais próximo da minha casa. Dia 11 de março vou até o posto da PF no centro de São Caetano do Sul que fica a 10 minutos da minha casa, apesar de eu morar em São Paulo. Vitória!

Finalmente, até o dia 20 de março esse drama tá acabado e eu só vou precisar me preocupar com isso de novo em 2017 hahaha. Mas minha dica é: não esperem ficar tão em cima assim para tentar renovar o passaporte… algumas pessoas recomendam e eu agora endosso para que se renove o passaporte quando estiver próximo de faltar 1 ano para o vencimento do atual. É uma precaução sim, mas elimina muitos imprevistos, como por exemplo a não colaboração do site da Polícia Federal. Com um ano de folga, dificilmente você precisará correr contra o tempo.

Anúncios

8 comentários sobre “O drama do passaporte.

  1. Douglas Viana disse:

    Tô com um problema bem parecido, não consigo achar nenhum posto com disponibilidade de agendamento num raio de pelo menos 300km, chequei em todos até julho e nada, sendo que tenho que viajar dia 09/05/13 para Holanda e meu passaporte vence dia 05/10/13. Infelizmente só fiquei sabendo hoje sobre essa questão dos 6 meses de validade.
    :/

    Curtir

    • Larissa Menon disse:

      Douglas, se você for de são paulo o meu conselho é que tente o posto de são caetano, Pode ser fora de mão, mas juro pra você que o atendimento lá é super rápido e compensa bastante, senão, vá entrando e acompanhando, às vezes eles abrem datas novas.

      Curtir

  2. yulibarros disse:

    Tou passando por um drama com o passaporte também. Fico com sangue nos olhos só de lembrar! O meu vai vencer em maio do ano que vem, fui requerer outro e só há disponibilidade no fim de janeiro na minha cidade (Fortaleza), no começo de janeiro onde eu moro (Natal), e agora no fim de dezembro em João Pessoa. Pensei em ir para lá, já que é mais perto. O problema é voltar para pegar o passaporte em Janeiro… Oh tristeza =/

    Curtido por 1 pessoa

    • Larissa Menon disse:

      Yuli, horrvel mesmo, n? Mas o que voc pode fazer comear o processo com o passaporte antigo e quando tirar o novo… (fim de janeiro logo ali, se a gente for pensar bem) voc atualiza os dados. Ser que no melhor? Foi o que eu fiz e no final, deu tudo certo! Seno, faz o que voc acha que melhor mesmo, talvez duas viagens joo pessoa pode ser uma boa ideia hahaha 😛

      Curtir

    • Larissa Menon disse:

      Isamara, o que eu fiz foi trocar o navegador, como disse no post. Tenta usar o Internet Explorer, comigo deu certo quando desisti do chrome 😉

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s