Noite Estrelada Sobre o Ródano

Gente, sorte da gente que isso aqui não é um blog de novidades e atualidades, senão a gente tava perdido, heim?

Mas vamos falar do que interessa: Van Gogh foi incrível e eu o amo, isso vocês já sabem, né? Mas sempre, enquanto folheio um dos vários livros que tenho sobre sua obra, sempre me pego surpreendida com uma obra que às vezes eu já tive até a oportunidade de ver ao vivo… mas mesmo assim, me surpreendo.

Essa noite o quadro da vez foi o Noite Estrelada Sobre o Ródano, que ele pintou em Arles, em setembro de 1888… 9 meses antes de pintar sua noite estrelada mais famosa, sob o céu de Saint-Rémy.

Não faço nenhuma avaliação da obra dele porque não tenho formação ou estudo nenhum para tanto, mas não posso deixar de comentar aqui que acho simplesmente lindo a maneira como ele pintou o reflexo exagerado das luzes das casas à beira do rio. E que acho engraçado como o casal que aparece no quadro me lembra outro casal que aparece no Passeio ao Crepúsculo, pintado em maio de 1890.

Deixe um comentário

