Sobre Bicicletas e Tulipas.

O Bicicletas e Tulipas é um dos dois livros que foram lançados esse ano e que vieram completar o imaginário da gente que tem essa ideia maluca de ser au pair. O diferencial dele, pra mim pelo menos, é que a Isadora, a autora, foi au pair justamente na Holanda!

O livro na verdade é uma adaptação do blog que ela manteve desde pouco antes do seu embarque até o retorno ao Brasil. E ele segue exatamente o formato dos posts, a única diferença é que no lugar das datas nós temos a quantidade de dias desde que ela chegou na Holanda nos guiando. Além disso não há fotos no livro, deixando tudo pro nosso imaginário. Só tem uma fotinho da Isadora, no final do livro e vira-e-mexe eu ia até lá dar uma espiadinha no rosto dela, pra poder imaginar melhor como seriam as reações e expressões que ela teria.

E depois de ler essas 300 e tantas páginas eu estou, inclusive, achando muito estranho dizer “a Isadora” porque pra mim ela é a Isa! Eu não a conheço, nunca cheguei a ler o blog dela (mas já sabia de algumas coisas) sobre ela graças ao blog de outras au pairs, mas sinto que sei muito bem quem ela é… e vou aproveitar e dizer que é engraçado, mas as meninas que estiveram nos Países Baixos durante esse período entre 2009 e 2011 escreveram blogs lindos, cheios de histórias apaixonantes, mas nesse 2012 de meu deus foi tão difícil encontrar um blog contínuo, completinho, bonitinho pra nós que ainda estamos desse lado nos deleitarmos ou até mesmo fantasiarmos como será na nossa vez. E eu culpo o Facebook e seus posts efêmeros por isso.

Enfim, uma das razões de ter comprado o livro foi o fato de que além de ela ter sido au pair na Holanda, eu teria ali comigo, a qualquer momento os relatos completos de uma aventura: do início ao fim. E eu prefiro muito mesmo ler as coisas no papel, então seria perfeito.

Mas o que mais me surpreendeu foi poder acompanhar não só os acontecimentos daquele ano que ela passou como au pair, mas sim o amadurecimento que ela sofreu. Foi surpreendente também poder acompanhar o quanto independente e corajosa ela foi ao escolher passar as férias de verão inteirinhas sozinha! É algo que eu, no alto dos meus 25 anos, tenho vontade de fazer, mas não sei se tenho a audácia e ela lá, com 19 anos foi e meteu as caras. Fiquei admirada. Me admirei com muito, na verdade… e me apaixonei. Me apaixonei por ela, quis ter sido au pair ali com ela! Me apaixonei pelas kids que só sei como são graças à minha imaginação, me apaixonei pelos hosts dela, pelos hosts da amiga dela que a ajudaram tanto, me apaixonei pela cidade onde ela morou, Den Bosch! Justamente a cidade da família da qual desisti. Isso só reforçou minha vontade de conhecer esse lugar que me parece tão especial.

E quando o intercâmbio dela estava acabando, eu também chorei! Não de tristeza como ela deve ter chorado durante suas despedidas, mas de uma emoção bonita, de carinho por ela, ao imaginar como deve ser finalmente realizar um sonho por completo. Ela foi au pair, do primeiro ao último dia, tão dedicada às crianças e ao projeto que ela tinha traçado: ser feliz durante aqueles 365 dias. Foi um choro de felicidade, de simpatia por ela. Eu sou babona, choro mesmo. Chorei por ela da mesma maneira que vibro quando cada uma das minhas colegas e amigas, futuras e atuais au pairs me contam que conseguiram seus matchs, seus vistos, tiveram seus embarques e estão vivendo todas as aventuras que merecem.

Recomendo a leitura.

E parabéns, Isa, por ter sido tão compromissada com suas vontades e ter compartilhado tudo isso no blog e agora ter dado mais esse lindo passo. É realmente inspirador.

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre Bicicletas e Tulipas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s