Já faz algum tempo que a Dani vinha me pedindo para que eu fizesse uma torta de maçã alemã, porque ela comeu uma muito gostosa e porque eu disse que minha mãe tinha uma receita boa. Ontem a tarde ela me pediu novamente e como não estávamos em casa tivemos que caçar uma nova receita online.
Encontramos uma receita bem simples que pede poucos ingredientes. Essa receita é infinitamente mais simples que a que minha mãe tem e já fez aqui em casa, mas eu acabei misturando o recheio de uma com a massa da outra e não vou negar: o resultado foi muito bom. Tanto que em menos de 30 horas eu já tinha assado essa receita 3 vezes.
Recheio:
3 maçãs
2 limões
1/³ de xícara de açúcar
3 colheres de canela
3 colheres de açúcar mascavo (opcional)
preparo: numa tigela, esprema os dois limões para conseguir seu suco, adicionei o açúcar e a canela. Corte as maçãs em fatias finas e misture com o caldo, de forma que todas as fatias estejam cobertas pelo caldo formado.
Massa:
1 xícara de farinha
3/4 de xícara de açucar
1 pitada de sal
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1/2 xícara de manteiga derretida
preparo: coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em uma tigela e por último adicione o ovo inteiro. Misture estes ingredientes com uma colher até formar uma farofa, quando ela estiver quase pronta use a mão para misturar melhor. A manteiga vem por último quando a torta já estiver montada.
Montando a torta:
Unte uma forma de vidro com manteiga e então adicione as fatias de maçã (sem o caldo) espalhando-as por toda a forma. Coloque a farofa aos poucos por cima, cobrindo todas as maçãs. Derrame a manteiga derretida por toda a superfície da massa. Finalize com açúcar e canela.
Leve ao forno até dourar. Sirva com sorvete de creme.