Destino de desejo: Bergen

 Dizem que a Noruega é um daqueles lugares onde chegar pode ser complicado, princípalmente por causa do clima e do alto custo, mas que quando você está lá, é tudo tão bonito, tudo tão impressionante que a única coisa da qual você se arrepende é de não ter ido antes.

Vista do Monte Fløyen

Bergen, na foto, é a segunda maior cidade do país, atrás apenas da capital. E enquanto Oslo fica no meio da península Escandinava, pertinho da Suécia, Bergen fica no litoral, em meio a fiórdes e com vista para o Mar do Norte. Dizem também que a viagem de trem entre as duas cidades é um passeio à parte e fazê-lo compensa bastante. Seus cerca de 250 mil habitantes têm uma localização privilegiada, como a cidade está entre 7 montanhas, ela é também a cidade mais chuvosa da Europa. Ó que legal!

Em dias de chuva dá pra visitar a Galeria de Arte de Bergen, com vários trabalhos de Munch, ela é um dos maiores museus de arte dos países nórdicos, então deve valer a pena. Tem também os Museus de Bergen, que pertencem à universidade da cidade e são dois: O de história cultural e o de história natural, ou seja, tem bastante opção.

Em dias secos (não necessáriamente de céu aberto) dá pra ir no Aquário da cidade, com uma boa documentação da vida marinha da Noruega, com focas e afins, e também uma boa variedade de peixes tropicais. Pra quem gosta desse tipo de passeio – eu adoro, parece ser bem legal!

Dá também pra pegar dois funiculares: o Fløibanen te leva pro topo do Monte Fløyen que te permite uma vista incrível e mais completa da cidade por estar numa posição mais central, e o Ulriksbanen que sobe até o topo do Monte Ulriken, a montanha mais alta da região, e chegando lá tem um restaurante onde você pode aproveitar a vista.

Tem também parques, o porto, dezenas de igrejas e também a região do Bryggen, patrimiônio mundial da UNESCO, que foi amplamente utilizada pela Liga Hanseática (alô aula de história!). Esse pedaço da cidade é cheio de atrações relacionadas ao tema.

Eu tentei encontrar vídeos legais da cidade, mas a produção amadora parece ser bem pobrinha por lá porque foi difícil encontrar alguma coisa bacana, então vai esse clipe mesmo do Kings of Convenience (o duo é da cidade), onde eles tocam num telhado da cidade e a vista é linda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s