God Is An Astronaut!

Sim, exclamações!

Essa banda merece todas as exclamações que eu puder usar aqui, então fique registrado no seu inconsciente, este post é repleto de exclamações invisíveis.

Há quem saiba, eu sou apaixonada por músicas instrumentais como post-rock, ambient… com elementos eletronicos ou não… Bandas como Do Make Say Think, Exploisons in the Sky, Godspeed you! Black Emperor, Mogwai, This is Your Capitain Speaking estão no meu ipod e me deixam feliz, me fazem sorrir e até mesmo me fazem chorar.

Além de todas essas, a que dá título ao post simplesmente me faz suspirar. Posso deixar rolando por horas… God Is An Astronaut dispensa elogios de minha parte.

A banda surgiu em 2002 na Irlanda e tem o nome inspirado numa fala do filme de terror Raça das Trevas (em ingles Nightbreed , imdb aqui).  A idéia de formar a banda veio dos irmãos Torsten e Niels Kinsella que juntos cuidam dos vocais, das guitarras, do baixo, do teclado e dos efeitos visuais da banda, é mole? Junto a eles tem também o Lloyd Hanney responsavel pelas baterias e sintetizadores.

No ano em que a banda nasceu eles já lançaram oThe End of the Beginning (que pra mim é o melhor deles) e tem o título do CD e da primeira faixa retirado de um discurso do Winston Churchill que dizia “Now this is not the end, it is not even the beginning of the end. But it is, perhaps, the end of the beginning“. O clipe de lá de cima, caso vocês não tenham sido rápidos o suficiente é dessa primeira faixa. Também merecem menção as faixas Twilight e From Dust to Beyond.

Em 2005 veio o All Is Violent, All Is Bright que serviu para fortalecer o perfil da banda. O nível deste disco é o mesmo que o anterior e as músicas causam em seus ouvintes os mesmos efeitos. Eu acho uma delícia. A segunda faixa é a que dá o nome ao CD, além dela dá pra destacar tranquilamente outras como Fragile e When Everything Dies.

.

2006 chegou e o GIAA lançou dessa vez um EP, o A Moment of Stillness traz uma versão diferente de Forever Lost, a terceira faixa do CD lançado no ano anterior. Não dá pra fazer um super destaque de faixas, uma vez que o EP todinho contabiliza apenas cinco. Mais uma vez existe uma faixa dentre as outras que dá título ao disco.

.

Mais uma vez uma faixa dá título à um CD da banda e em 2007 veio o Far from Refuge que, claro, traz a mesma energia que a banda demonstrou nos discos anteriores. Algo que deve ser sublinhado quando falamos do God Is An Astronaut. Qualquer disco deles que você dá o play você sabe que é GIAA tocando e sabe o que esperar. Radau, New Years End e Beyond the Dying Light são citadas aqui apenas para que ninguém se esqueça.

No ano passado saiu o God Is an Astronaut, como vocês podem perceber, é um disco auto-intitulado e que de novo encheu os fãs de orgulho. Faixas como Shadows e First Day of Snow roubam teu coração já na primeira escuta e não saem nem com resa brava.

.

.

Os clipes também são super simplistas, a maioria  (senão todos) são compostos pela música e por imagens que dialogam muito bem com o que está sendo mostrado. É o mesmo esquema sempre, como dá pra ver ali em cima no clipe de The End of The Beginning e como dá pra ver aqui embaixo no clipe de Forever Lost (Reprise).

Eu sei que conversa de fã não pode ser levada muito a sério, mas nesse caso é verdade. Se você deu o play ali em cima nos videos que eu coloquei, você teve a oportunidade de perceber que a banda é sim muito boa! (o adjetivo que eu ia usar é maravilhosa, mas ia soar muito conversa de fã meeeesmo).

Além de mandarem super bem em estúdio, a banda ainda faz shows de te deixar arrepiado. Vocês devem ter percebido que quando eu falei dos integrantes eu usei as seguintes palavras: efeitos visuais. Exatamente! A banda, quando se apresenta ao vivo cria toda uma atmosfera que inclui o som das músicas, imagens em vídeo e iluminação. Cada música tem seu próprio vídeo e conforme elas vão sendo executadas as imagens vão surgindo e causando aquele sentimento de satisfação em quem tá assistindo. Definitivamente ir a um show do GIAA está na minha lista de “coisas que quero fazer antes de morrer”. Quer ver um exemplo?

Anúncios

2 comentários sobre “God Is An Astronaut!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s