Férias

No priberam:
do Lat. ferias
s. f.,
(no pl. ) dias de suspensão dos trabalhos oficiais;
(no pl. ) folga;
(no pl. ) descanso, repouso.


No Wikipedia: As férias escolares geralmente variam entre 90 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: janeiroo, julho e dezembro. Algumas escolas e universidades também consideram parte de fevereiro como período de férias. Nos países do hemisfério norte, em geral os meses de férias escolares são janeiro, julho e agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão.

Eu me lembro quando férias queria dizer que eu iria com meus irmãos, minha mãe, meus primos e minha vó pra Praia Grande e ficaria lá até a sola do pé ficar grossa e a pele naturalmente torrada. O terreno que antes era um gramado gigantesco e que daí foi dividido no meio e transformado em duas casas, a antena que pegava mal… teve uma época que só pegava MTV e na MTV só passava o clipe do Aqua, Barbie Girl.
Eu aprendi a andar de bicicleta lá, ralados no joelho podem comprovar. Mordi minha prima lá também e fiquei de castigo por isso. Tinham uns turcos, sei lá, que tinham uma casa próxima a nossa e a prima deles chamava Ursula, mas a gente a chamava (eu lembro muito bem que eu adorava chamá-la assim) de úlcera.
Não dá pra esquecer também o dia em que os ventos do noroeste sei lá qual o nome do fenomeno chegou lá na praia comigo, meus irmãos, a Dani e minha vó na praia. Todo mundo correu pra ficar próximo àqueles tão comuns bares/lanchonetes que tinham rodinhas e largou bicicleta, pipa, guarda-sol e cadeiras pro vento levar. Minha vó juntava os netos e pedia pro Senhor salvar todo mundo (era o fim dos tempos) e eu lá debaixo da chuva e do vento tentando salvar algumas cadeiras. O mundo não acabou, nem perdemos as cadeiras, mas o vendo levou embora uma árvore gigante que tinha lá na rua.
Quando a gente já tava com cerca de 10 anos, meus avós compraram a chácara de São Roque e aí então vieram as noites na fogueira com minha vó dizendo que se chegassemos perto da chama nossas roupas iriam grudar na gente porque eram todas feitas de petróleo.
Direto quando acordavamos encontravamos sapinhos bebês afogados, a gente nunca entendeu porquê, nem sentiu nojo, era só tirá-los com a rede e pular na água. Eu e a Dani brincavamos de sereias, de “Enchente, quem salvará nossos filhos?”, faziamos redemoinho e treinavamos tabuada com a minha mãe (a cada erro era um caldo, vale apontar aqui a incrível didática dela, não?).
Verões inteiros no meio do mato, com medo do chupa-cabra, esperando parar de chover e fazendo panhoma. Iamos pra mata e faziamos nosso mundo, mais pra baixo tinham duas pedras… a grande era o carro e a menor era a moto.
Eu nem sei mais se minha vó ainda tem a casa da praia e se tiver não sei se ainda iria pra lá, Praia Grande, sei lá. E a chácara continua ótima, mas a gente nunca mais fez fogueira, ou foi lá com frequencia… cortaram os pinheiros da entrada e eu nem vi, mas minha vó tá fazendo um campinho atrás da piscina e isso vai ser legal, rola até de fazer um touchzinho.
Nessas férias eu quero ir pro Paraná semana que vem, matar a saudade da Tamires e trazê-la pra São Paulo. Depois? Depois não sei, tenho certeza de que quando eu menos esperar já chegou meu aniversário e depois dele é um piscar de olhos pra voltar às aulas. Queria andar de bicicleta…

Anúncios

5 comentários sobre “Férias

  1. All I need is just to hear a song I know disse:

    Eu me lembro da mordida…e me lembro q meu pai brigou comigo pq eu nao te bati de volta hahah!
    me lembro do vento noroeste seila…lembro q um mlk foi pra agua nessa hora….nao arrastou a gente, mas eu lembro q arrastou um cao e lembro da vó dizendo ” O SANGUE DE JESUS TEM PODER ” AHAHAHHAHA vó (L)
    lembro de qdo a vó compro a chacara e nao tinha piscina e tava construindo e eu ficava querendo entrar sem estar pronta, lembro da pamonha, lembro do lucas q nao quis dar a mao pra mulher pq ela era afro hahaha..lembro das rãs e lembro do André dissecando uma na mesa de bilhar (L)

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh q saudaaaaaaaade!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s